região

serra da canastra - praia da crioula - pousada, camping e birdwatching

A SERRA da CANASTRA

 

Situa-se no Sudoeste de Minas Gerais e caracteriza-se como uma região de natureza exuberante, com muita água cristalina, paredões de rocha com diversas cachoeiras e inúmeras espécies da fauna e flora do bioma Cerrado.

 

O nome “Canastra” é em função de seu formato parecido com um tipo de baú antigo com este nome.

 

O PARQUE NACIONAL da SERRA da CANASTRA

 

Por ser o berço do rio São Francisco, em 1972 foi criado o Parque Nacional da Serra da Canastra para preserva suas nascentes. Conhecido como o rio da integração nacional, o “Véio Chico” percorre 2700 km, tendo grande importância econômica, social e cultural para os cinco estados que corta, até desaguar no oceano Atlântico, entre Alagoas e Sergipe. 


Após nascer no chapadão do alto da Canastra, serpenteia por  14 km antes de sua queda principal e maior atrativo do Parque Nacional, a Cachoeira Casca D’Anta com aproximadamente 186 metros. 


A Canastra é uma grande produtora de água e um divisor natural das bacias do Rio São Francisco e Paraná. As águas que não correm para o “Véio Chico” alimentam ao sul o Rio Grande e ao norte o rio Paranaíba, através do rio Araguari que também nasce dentro do Parque Nacional. 

O QUEIJO CANASTRA

 

Além das águas cristalinas, das aves raras, da hospitalidade mineira, a Canastra é também famosa por seu queijo. O clima, a altitude, os pastos nativos e suas águas dão ao Queijo Canastra um sabor único! Por este motivo, desde maio de 2008, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – IPHAN, concedeu o título de Patrimônio Cultural Imaterial Brasileiro ao Queijo Canastra.

serra da canastra pousada praia da crioula
SERRA DA CANASTRA