sítio praia da crioula

O SÍTIO

 

Situado no município de Vargem Bonita, no entorno do Parque Nacional da Serra da Canastra, a 18 km da Cachoeira Casca D'Anta (queda d'água com 180 m, principal atração do parque), é banhado pelo Rio São Francisco, próximo à sua nascente.

 

A propriedade - uma vasta e aconchegante clareira gramada e cercada por mata nativa – possui bar e restaurante com varanda, amplo lounge com lareira e vários ambientes, quatro chalés para quatro pessoas, um chalé para 3 pessoas, quatro suítes para casal e área gramada de 10.000 m2 destinada a camping. Abriga quase duzentas espécies de pássaros e conta com trilhas que levam até o mirante, a praia e a cachoeira do Rio São Francisco.

HISTÓRICO

 

Como boa parte das terras da região, antes de se tornar um espaço turístico, o sítio teve como principal atividade econômica o garimpo de diamantes que se estendeu até o final dos anos 80. Com sua proibição, no início dos anos 90, a fonte de renda da maior parte dos antigos proprietários passou a ser a agricultura familiar de subsistência. Somente na segunda metade da década, com o advento do turismo ecológico, surgiram atividades voltadas para o novo mercado.

 

Foi nesse contexto que o sítio, adquirido em 2002, teve sua estrutura turística implantada. Em julho de 2003 foi inaugurado o Restaurante e Pizzaria Praia da Crioula e, em janeiro de 2004, o Canastra-Babilônia Centro de Aventura (primeiro e único da região) que contava com circuito de arvorismo adulto e infantil, tirolesa de 180 m e boia-cross no Rio São Francisco.  veja filme acima

 

Em 2012, houve um redirecionamento no foco do empreendimento. O restaurante foi reformado e três chalés foram construídos. Após uma década de sucesso dedicada ao esporte de aventura, uma nova meta foi estabelecida: implementar um serviço de hospedagem inspirado na cordialidade e simplicidade mineiras, voltado para turistas apreciadores da natureza, admiradores da fauna e da flora e conscientes da importância de sua preservação.  

 

Em 2013, foi firmada parceria com o biólogo Rogério Carlos Machado com o propósito de efetuar o levantamento da avefauna da Praia da Crioula, sendo catalogadas 184 espécies.   ir para birdwatching

 

Hoje, em meio ao constante processo de melhoria e modernização de nossa  estrutura, temos o privilégio de receber e hospedar turistas que valorizam o bom atendimento, o respeito à natureza e o conforto afeito à simplicidade.

 

REGRAS de CONVIVÊNCIA

 

A Praia da Crioula tem como princípio a preservação da natureza e entre seus atrativos a observação de pássaros (Birdwatching). Para que nossos objetivos sejam atingidos, nosso espaço precisa de paz, silêncio e  respeito. Acreditamos que as regras abaixo permitem a convivência harmoniosa entre todos os frequentadores e a natureza.

  • É proibida a execução de som mecânico. Aqui curtimos os sons da natureza!

  • É proibida a estadia de animais domésticos.

  • Fogueiras só podem ser feitas no fogo de chão.

  • Observar silêncio absoluto após às 22h.

  • Jogar o lixo no lixo.

  • É proibida a utilização de freezer e/ou geladeira elétricos na área de camping.

  • Não é permitido churrasco e fogueira na beira do rio.

serra da canastra - praia da crioula - pousada, camping e birdwatching

serra da canastra - praia da crioula - pousada, camping e birdwatching

O VELHO CHICO 

 

A grande atração do sítio é, sem sombra de dúvidas, a presença do Rio São Francisco. Nos fundos da propriedade, o rio corre com suas águas cristalinas, formando, em sequência, a Cachoeira e a Praia da Crioula onde os hóspedes podem desfrutar com tranquilidade e privacidade de um delicioso banho de rio.

O BAR e RESTAURANTE

 

Num ambiente agradável, aconchegante e com boa música, servimos massas e porções das 11 horas as 17 horas.

 

No balcão de madeira, ou sentado à mesa, pode-se tomar um aperitivo, petiscar um queijo canastra ou mesmo saborear um cafezinho com os legítimos quitutes mineiros: pão de queijo, sequilhos, doces caseiros entre outros.

OUTROS ESPAÇOS

 

No Lounge e nas varandas do Restaurante, o visitante desfruta de área coberta para descansar, prosear, jogar ou mesmo conectar-se à internet.

  

Nos jardins próximos ao restaurante, diversos tipos de pássaros são avistados, atraídos pelas cores, odores e sabores dos frutos e das flores.

 

No gramado de quase 10.000 m² envolto pela mata a sensação de segurança e liberdade são um convite para passeios e momentos de contemplação.

serra da canastra pousada praia da crioula